As minhas leituras

Prometi-me, no inicio do ano, a ler pelo menos 30 livros este ano. Já consegui ler quatro mas agora parece que o meu ritmo de leitura diminuiu.

Mas o que li eu?


Por ordem de leitura:

1. O Retrato de Dorian Gray por Oscar Wilde - É um clássico, preferido da Nancy, e por isso eu tive de ler. A minha pena foi ter achado o livro um pouco chato, lamento. Talvez se tivesse lido em inglês tivesse achado menos....pomposo! Mas compreendo, a época em que foi escrito pedia essa "pomposidade". Como era de esperar não gostei das personagens, perdão, e o Dorian irritava-me muito mesmo. Teve o que mereceu, mais não digo.

2. Hotel Lusitano de Rui Zink - Livro rápido e leve de se ler. Muito estrangeirismos e humor à Zink. Sinceramente, gostei. Não foi aquele livro épico que me vou lembrar para todo o sempre e vou querer relê-lo até mais não, mas foi engraçado. Se fosse comparar o livro com comida, isto seria uma saladinha boa, mas que não enche! Eh eh

3. O Carteirista que Fugiu a Tempo de Francisco Moita Flores - Oh, adorei!! Leitura também rápida e light q.b. Tem humor mas também chega a ser ternurento, o que é estranho visto que a história é sobre a "carochada" de Lisboa  (drogados, prostitutas, ladroagem!). Acho que nunca me ri tanto num livro como me ri neste (se bem que houve uma parte no do Rui Zink que quase chorei a rir). Adorei a história e sei que o vou reler daqui a uns anos. Passou a ser um dos meu favoritos, não minto! E agora quero ler mais deste autor, sugestões?

4. O Trono e as Lágrimas de Eduardo Nobre - "10 histórias de princesas que não foram felizes para sempre". Tem uma premissa interessante! Gosto de história, de biografias e principalmente de história feminina mas.....BAH! Não me aqueceu nem arrefeceu e não gostei! O senhor tinha uma ideia gira em falar sobre a vida de princesas portuguesas tendo em conta a perspectiva delas e não numa perspectiva política e geral (como é a aparição delas na História), mas para mim, falhou redondamente! Foi confuso, não me deu informações novas, deambulava pelo assunto, palha e mais palha. Perspectiva das princesas? Quase nada. Só foi "este casou-se com esta e esta com este, e a princesa ficou triste e casou-se com este e morreu.". Ok que pode não haver muita informação pessoal sobre as princesas, mas esperava mais disto.


Já leram algum destes? Se sim, que acharam?


5 comments:

  1. Consigo rever o Dorian em muita gente :) A cena do Oscar Wilde é que até a escrever ele era dandy. Tipo o Eça mais versão mais lariló.
    A "carochada" lisboeta omg quero ler!!!
    Eu estou a ler um do Boris Vian agora, mas é demasiado surrealista para o meu gosto.
    Gostei muito deste post, também devo fazer um do género em breve!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eça mais lariló!!! LOL concordo! Também não gosto muito de surrealismos... e sim, faz um post! lol

      Delete
    2. Qual é que estás a ler do Vian? Eu adorei Boris Vian entre os 15 e os 18 anos, confesso, foi a minha fase Vian, russos e alguns americanos. Levou-me ao Hemingway, tudo isso, e esse foi tipo a minha perdição. Nem vou falar do Hemingway se não não saio daqui.
      http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

      Delete
    3. Outono em Pequim! Mas também tenho para lá As Formigas. Mas epá, não é mesmo o meu cuppa tea.

      Delete
  2. Li cinco vezes o Dorian Gray e adoroooooo, marcou-me profundamente, adorei a personagem do Dorian, muito sinceramente - adorei não em termos ah e tal é um gajo fixe, não, é uma besta, é um ser desprezivel, infeliz, mesquinho e sem autoestima, mas está TÃO bem construido, tão bem escrito que aquilo ficou-me anoooos na mona. Os outros não li porque sou uma snob merdosa e nojenta e não leio autores portugueses. Prontes. Mas confesso que gostava de te obrigar a ler certos livros e depois saber a tua opinião uahahahahh.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Translate

ShareThis