Tradições de Outono que deviam existir em Portugal

Os meses de transição são os meus preferidos - Primavera e Outono. Claro que este último é mais especial porque é o fim do Verão ( Aleluia senhores!! ) e porque tem inserido o Halloween!

No entanto, se formos a ver, Portugal não tem muitas tradições de Outono. Eu sei que a apropriação cultural está na berra hoje em dia, mas não me importava nada de me apropriar de certas tradições de outros países.

Ora vejamos:


 - Bonfire Night -  Acontece a 5 de Novembro e celebra o facto do plano de Guy Fawkes ter falhado. Mas se ignorarmos um pouco o porquê da celebração é uma noite cheia de fogueiras, fogos-de-artificio, maçãs caramelizadas e aquelas merdinhas que eles têm na mão na imagem que eu não sei o nome.



 - Maçãs, especiarias e abóboras - Não é que não tenhamos disto em Portugal....é mais a questão de porque não usamos mais estes ingredientes? É cidras, chás com especiarias, sopas e tartes de abóbora, Pumpkin spiced lattes, maçãs caramelizadas, gengibre em tudo, vinhos quentes. canela em tudo, enfim...Outono em comida.



 - Escolher e esculpir abóboras - Muito típico dos americanos e crescemos a ver isto na tv, porquê que nunca imitamos? Acho extremamente fofo ir até um campo de abóboras, escolher uma e depois esculpi-la. Lá levam isso muito a sério e é uma actividade feita em família. Até se aproveita o conteúdo da abóbora para cozinhados e as casas ficam logo com uma decoração Halloweenesca. Quero!

- HALLOW-fucking-EEN - Desculpem a excitação mas eu trocava o Carnaval a imitar o brasileiro por um Halloween a imitar o americano. Eu sei que temos Dia das Bruxas e também que há por aí muita festa. Mas eu quero ver a antecipação por esse dia que os americanos têm, quero ver casas decoradas e crianças na rua a pedir doces de porta em porta! Quero maratonas de filmes de terror na tv, mascarinhas por toda a parte, múmias sexys e fantasmas creepys. Concursos de máscaras e de melhor decoração, todos a lerem Harry Potter, competições de Quidditch, uma parada de zombies.....QUERO TUDO! 



E vocês? Têm algo a acrescentar? 

4 comments:

  1. bom, o Homem Cabra aí virá!
    "Pumpkin spiced lattes, maçãs caramelizadas, gengibre em tudo, vinhos quentes. canela em tudo" - sabes no que isto resulta, não sabes? Se não sabes, pergunta aos intestinos.
    Tenho pena do Guy Fawkes perdão.

    ReplyDelete
  2. Não há uma única dessas tradições que não seja celebrada na minha casa fora o esculpir a abóbora que não tenho jeito mas acho que este ano não me safo pois o meu puto já me pediu desde que Setembro começou umas 300 vezes...
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Aqui o Halloween está em esteróides! As pessoas decoram as casas e os jardins com motivos de Halloween, as lojas inundam de abóboras, flores, esqueletos, caveiras, espantalhos e começam as promoções de candies por todo o lado. "Take 5 pay 1". Mas ias gostar. Estás convidada a vir cá passá-lo :) beijinho!

    www.i-life-u.com

    ReplyDelete

Translate

ShareThis